Skip to main content
search
0

Já ouviste falar da caminhada Nórdica? Fica connosco e sabe tudo sobre este desporto completo e dinâmico, cheio de benefícios para connosco e sabe tudo sobre este desporto completo e dinâmico, cheio de benefícios para o corpo e o espírito.

Caminhar é uma das atividades mais naturais do nosso dia-a-dia. Contudo, na maioria das vezes, fazemo-lo de forma descoordenada e descuidada, pensando noutras coisas, à mercê do ritmo frenético e dos milhares de compromissos que temos diariamente. O corpo de um lado, e a mente do outro.

Mover-se conscientemente, ativando todos os sentidos, é a base da caminhada nórdica, o desporto que mais recentemente tem conquistado o mundo. A modalidade conta, hoje em dia, com mais de 16 milhões de praticantes, e não ficará por aqui. Em todos os cantos do mundo, a caminhada nórdica tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos, tantos que começa a ser comum ver pessoas a praticá-la nos parques urbanos.

Ao longo deste artigo vamos pôr-te a par de tudo o que diz respeito à caminhada nórdica.

CAMINHADA NÓRDICA- COMO FAZER DO CARDIO UM PASSATEMPO

O QUE É A CAMINHADA NÓRDICA?

Praticada desde a década de 1930 nos países escandinavos por praticantes de esqui de fundo que pretendiam treinar também durante o verão, esta forma particular de caminhar recorre a bastões especiais que estimulam a parte superior do corpo.

Uma atividade muito simples, ao alcance de qualquer pessoa, mas com regras muito precisas. Cada passo deve ser acompanhado pelo movimento correto: o avanço deve ser feito com um impulso com os bastões e alternando braços e pernas opostos (o pé que apoia no chão deve ser o do lado oposto ao da mão que empurra o bastão).

O pé deve fazer um movimento de enrolamento quando entra em contacto com o solo, começando no calcanhar, prosseguindo com o arco plantar, que absorve a carga, e terminando nos dedos. Ao conseguir-se um ritmo harmonioso, todos os músculos trabalham, a mente liberta-se gradualmente de quaisquer pensamentos e a respiração torna-se mais regular. Os bastões não são, por isso, meros acessórios, mas componentes desta modalidade desportiva, devendo ser escolhidos os bastões de acordo com a sua altura e aptidão.

Para os praticantes ocasionais, os de alumínio com ponta de aço servem perfeitamente, mas para os praticantes frequentes, os de carbono e ponta de tungsténio são melhores.

A QUEM SE DESTINA A CAMINHADA NÓRDICA?

A caminhada nórdica destina-se basicamente a todas as pessoas, desde que não tenham algum problema muscular ou esquelético que lhe impeçam a prática. Acaba por ser uma forma mais dinâmica de caminhar que se pode praticar sozinho ou em grupo, na cidade ou no campo. Para além dos seus benefícios cardiovasculares e de perca de peso pode ser bastante proveitosa para a população mais velha pois trabalha mais músculos que a caminhada normal, o que previne ou diminui a atrofia muscular geral advente da idade. É também bastante atractiva para pessoas que não gostam de treinar no ginásio dado que  a actividade é realizada no exterior e pode ser muito mais dinâmica e menos aborrecida que um tradicional treino com pesos.

CAMINHADA NÓRDICA PARA PERCA DE GORDURA

A caminhada é um dos desportos mais praticados no mundo por ser uma prática boa e barata. Mas, uma nova modalidade de caminhada começa a fazer sucesso por todo o mundo. A caminhada nórdica gasta aproximadamente 450 calorias por hora e consiste em caminhar segurando dois bastões que permitem a redução do impacto do peso do corpo sobre as pernas, além de movimentar os membros superiores e o tronco com mais intensidade, colocando o seu nível de queima de gordura a par com o da corrida, o que pode e deve ser acompanhado de uma dieta saudável para maximizar os efeitos.

A caminhada nórdica trabalha com mais ou menos 90% da musculatura corporal, enquanto a clássica usa 70% dos músculos do corpo. Esta modalidade também oferece estímulos aos músculos do tórax, do abdómen, da coluna, dos ombros e dos braços, queimando mais calorias. A Caminhada Nórdica deveria ser classificada como uma Caminhada Integral, pois utiliza efetivamente todas as partes do corpo.

Tal como a caminhada clássica e a corrida, a nórdica pode ser praticada três vezes por semana, com um dia de descanso entre cada dia de treino. O motivo do dia de descanso também está associado ao fato de trabalharmos grupos musculares que não estamos acostumados a trabalhar no dia-a-dia.

Durante esta atividade, os movimentos de braços e pernas devem ser alternados lateralmente, viabilizando o deslocamento do corpo. O uso dos bastões serve para dar estabilidade e propulsão ao movimento. A caminhada pode ser praticada em diversos terrenos, desde os mais planos até os mais irregulares.

OS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA NÓRDICA

A beleza e o potencial desta disciplina também podem ser apreciados a partir dos benefícios que a mesma oferece. Em primeiro lugar, ao contrário do que acontece com outras atividades desportivas, a caminhada nórdica envolve 90% dos músculos do corpo: os músculos do peito e das costas, dos ombros, da coluna, os tríceps, os bíceps, os abdominais e os glúteos. O resultado é um aumento da resistência, da força e da coordenação e também ajuda na recuperação de lesões. Trabalhar o corpo todo resulta num aumento do consumo de energia de até 46%, em comparação com uma simples caminhada. Assim, a caminhada nórdica é excelente para perder peso.

Existe uma longa lista de razões para escolher a prática de caminhada nórdica. Algumas pessoas fazem-no para perder peso e recuperar a forma física, talvez após um período de inatividade forçada, como acontece com as mulheres que foram mães há pouco tempo. Outras fazem-no pelo prazer de socializar e de poder passar tempo ao ar livre após demasiadas horas sentadas à frente do computador. Por fim, outras sentem a necessidade de prevenir doenças ou de voltar a dedicar-se à atividade física após uma doença.

A caminhada nórdica desempenha um papel importante na reabilitação de doentes oncológicos, tanto física como psicológica. Qualquer pessoa que tenha tido cancro ou se encontre em tratamento, sobretudo mulheres operadas a um cancro da mama, pode praticar esta atividade se o médico permitir.

Então vimos ao longo do artigo que a Caminhada Nórdica pode ser uma forma divertida, dinâmica e eficaz de praticar desporto, promovendo mais queima de gordura que a caminhada normal, sem a questão do impacto articular que ocorre na corrida. Por norma geral pode ser praticada por todos e produz muitos efeitos mentais benéficos ao poder ser realizada ao ar livre e em grupo ao invés de sozinho no ginásio.

Leave a Reply

Close Menu