Skip to main content
search
0

Os físicos extremamente definidos que vemos nas capas das revistas não são atingidos facilmente apenas através de dieta e treino regular.

Todos os modelos de fitness, modelos de biquíni, concorrentes de figura e culturistas profissionais passam por múltiplas manipulações corporais curtas antes das sessões fotográficas e competições para alcançar aquela condição de pico e definição cristalina. Mesmo que eles já estejam numa forma impressionante antes, essas manipulações que referimos irão polir os seus físicos para uma qualidade superior.

Os métodos que usam são algo mais do que apenas comer limpo ou mudar a forma como treinam. Esses métodos são:

1. Depleção total e reposição de glicogénio

É necessário proceder a um corte e carga de hidratos de carbono para se apresentar um fisico extremamente definido pois quando consumimos hidratos de carbono, o corpo converte-os em glicose. A glicose pode ser queimada como combustível imediato mas também pode ser armazenada nos músculos e no fígado, sob a forma de glicogénio para uso posterior.

O glicogénio armazenado nos músculos retém água. E sendo que o tecido muscular contém aproximadamente 80% de água, quanto mais glicogénio armazenarmos nos músculos, mais água é “puxada” para dentro dos mesmos. E quanto mais água tivermos nos músculos, maiores e mais redondos e cheios vão parecer.

Para cada grama de glicogénio armazenado, o corpo armazena cerca de 3 gramas de água com ele. Sabendo que a capacidade de armazenamento de glicogénio no homem é de aproximadamente 15 gramas por quilo de peso corporal podemos calcular a armazenamento máximo de glicogénio do corpo e a quantidade de água retida com ele.

É necessário reduzir drasticamente os hidratos de carbono da dieta para “vazar” os depósitos de glicogénio do corpo, isto porque após esgotarmos os níveis de glicogénio musculares e recarregarmos os mesmo de seguida com hidratos de carbono, os músculos são capazes de armazenar significativamente mais glicogénio do que o fariam normalmente.

Quando se reduz a ingestão de hidratos de carbono, as reservas de glicogénio começam a declinar. Como as reservas de glicogénio diminuem, o corpo começa a aumentar a quantidade de enzimas responsáveis pelo armazenamento de glicogénio.

Ao mais tarde fornecermos ao corpo umas maiores quantidades de hidratos de carbono, essas enzimas de armazenamento de enzimas ajudarão a armazenar mais hidratos de carbono como glicogénio devido à supercompensação advente do anterior corte extremo dos mesmos.

É assim que faremos com que os nossos músculos pareçam maiores do que o que são normalmente, ciclando a nossa ingestão de hidratos de carbono ao longo da semana, e pode ser feito da seguinte forma:

Dia 1-2: diminuir a ingestão de hidratos de carbono em 50%. Se estávamos a comer 1200 calorias (300 gramas) de hidratos de carbono diminuímos para 600 calorias (150 gr). Concentremo-nos principalmente em hidratos de carbono complexos ao longo do dia e açúcares simples pós-treino. Deve-se aumentar o consumo de proteína à medida que reduzimos os hidratos.

Dia 3-4: diminuir a ingestão de hidratos de carbono em 50% novamente. A partir do exemplo anterior seria a redução de calorias provenientes de hidratos de carbono de 600 (150 gramas) para 300 (75 gramas) calorias por dia.

Dia 5: cortar a ingestão de hidratos de carbono completamente, o que irá esgotar completamente as reservas de glicogénio.

Dia 6-7: começa a carga de hidratos de carbono, através da reversão do processo que utilizámos até agora. Primeiro diminuir a ingestão de proteínas. Após a depleção de glicogênio os músculos agora estão como uma esponja relativamente aos hidratos de carbono. Devemos apontar para cerca de 3-5 gramas de hidratos de carbono por libra de peso corporal (7-11g / kg). Devemos utilizar fontes de hidratos de carbono complexos ricos em amido, como batatas doces, bolos de arroz ou qualquer outra fonte de hidratos de carbono que não contenham uma grande quantidade de água. No dia final devemos ajustar o consumo de hidratos relativamente ao estado atual do físico, para obtermos a tal condição de sonho que desejamos.

Todos os modelos de fitness, modelos de biquíni, concorrentes de figura e culturistas profissionais passam por múltiplas manipulações corporais curtas antes das sessões fotográficas e competições para alcançar aquela condição de pico e definição cristalina. Mesmo que eles já estejam numa forma impressionante antes, essas manipulações que referimos irão polir os seus físicos para uma qualidade superior.

Os métodos que usam são algo mais do que apenas comer limpo ou mudar a forma como treinam. Esses métodos são:

1.Depleção total e reposição de glicogénio

2. Manipulação de água e sódio.

Uma semana antes do grande dia, devemos começar a beber uma invulgarmente grande quantidade de água, apontando pelo menos para 50% mais água durante o dia, do que o que faria normalmente. Isto significa que se bebermos um copo de água, agora beberemos um copo e meio.

Esta técnica, obviamente, vai transformá-lo em uma fonte e as idas ao WC serão bem mais frequentes. Não é boa ideia ir ao cinema ou fazer uma longa viagem.

O propósito desta manipulação da ingestão de água é ajustar o corpo a uma ingestão maior de água. O aumento da ingestão de líquidos irá regular a aldosterona para manter a homeostase, ou seja o corpo irá como que instintivamente adaptar-se para manter um balanço hídrico normal, então quanto mais água bebermos, mais expeliremos através da urina para manter o nível de água que o corpo está normalmente habituado a utilizar.

No momento em que pararmos de ingerir líquidos por cerca de 16 a 20 horas posteriormente no esquema antes do dia D,  o corpo, graças ao ambiente hormonal que criámos com o consumo extra de água, continua a expelir água ao mesmo ritmo que o tem feito nos últimos dias com toda a agua consumida em excesso. Desta forma, como que enganamos o corpo, pois o mesmo demora algum tempo para reajustar a aldosterona ao seu estado normal, e enquanto isso não acontece, temos tempo suficiente para brilharmos sem água subcutânea na praia, na piscina, ou numa sessão de fotos.

Devido à restrição da ingestão de água restrito e aumento do consumo dos hidratos de carbono, os músculos irão compensar a escassez de água, arrastando alguma dele presente sob a pele para os músculos, o que resulta em menor retenção de água subcutânea, ou seja teremos menos água sobre a pele e os músculos bem mais cheios, dando aquele aspeto massivo e a definição cristalina que ambicionamos.

Plano Diário de ingestão de água

Dia 1-5:aumentar a ingestão de água em 50% extra do que normalmente bebemos.

Dia 6: Reduza o consumo de água em 50% do que normalmente consumimos. Ou seja, um terço do que temos bebido nestes últimos 5 dias.

Dia 7: cerca de 16-20 horas antes do grande momento, devemos parar qualquer ingestão de líquidos, não apenas a água, mas qualquer liquido e alimentos ricos em água. Sem água, sem chá, sem café, sem frutos, sem nada que contenha mais do que uma pequena fração de água. Advertimos desde que a desidratação não é um estado agradável de estar e é bastante incomodativo.

3. Carga e Descarga de Sódio

Devemos agora aumentar a ingestão de sal por um tempo, pois o Sal (sódio) causa a retenção de uma grande quantidade de água no corpo, e a manipulação da sua ingestão pode ser um trunfo determinante para nos livrarmos de vez do excesso de água desnecessária sob a pele, pois bem jogada, a cartada do sódio ajuda a drenar mais água e parecer mais definido.

Uma semana antes do evento devemos aumentar a ingestão de sal um pouco mais do que o normal. A forma mais simples de fazer isso é polvilhar sal em todas as suas refeições. Não exagere, pois não convém brincar muito com o equilíbrio mineral natural do corpo.

O objetivo do aumento do consumo de sal será condicionar o corpo para se acostumar ao processamento e filtragem de uma maior quantidade de sal, o que irá diminuir o os níveis de aldosterona, a hormona responsável pela retenção de água. Quando de repente reduzirmos a ingestão de sódio, o corpo irá excretar ainda mais água, enquanto os níveis de aldosterona se reajustam, o que conduzirá a uma maior definição corporal.

Plano Diário de Ciclagem de Sódio

Dia 1-5: Aumentar ligeiramente a ingestão de sódio. Consumir 2-3 colheres de chá de sal por dia, não indo a extremos e não brincando com o equilíbrio mineral natural do corpo.

Dia 6-7: Diminuir a ingestão de sódio de volta aos níveis anteriores. Se por ventura não tivermos aumentado a ingestão de sal, o truque será simplesmente anular qualquer ingestão de sal neste período.

Leave a Reply

Close Menu