Skip to main content
search
0

Todo mundo tem alguma gordura armazenada no corpo, mesmo as pessoas com tanquinho, pois existe o tipo de gordura que fica sob a pele e o tipo que é conhecido como gordura visceral, encontrada nas profundezas do corpo, cobrindo os órgãos internos.

A gordura visceral da barriga é aquela com a qual deves ter cuidado extra. Parte dela é realmente necessária ao teu corpo para fornecer uma espécie de amortecimento e atuar como uma cama para os órgãos, mas um excesso pode trazer sérios problemas de saúde, como problemas de sangue elevado, doenças cardíacas, diferentes tipos de câncer e até demência.

Coisas que fazem ganhares gordura na barriga

Existem muitos fatores que determinam a facilidade com que o teu corpo armazenará gordura, alguns que não dependem de ti, como genética e hormônios, enquanto outros, como os teus hábitos e a tua atividade física, podem ser facilmente controlados.

Genética

Teus genes desempenham um papel importante na relação cintura-Glúteo e na forma como o teu corpo armazena gordura, na maioria das vezes usando a barriga como local destinado para localizá-la. Isso acontece por causa dos genes dos receptores que regulam o cortisol, a ingestão de calorias e o peso. Para as mulheres, existem ainda genes extras que influenciam essa proporção, o que as torna vulneráveis ​​ao armazenamento de gordura na barriga.

Hormônios

Este afeta principalmente mulheres. Os hormônios desempenham um papel fundamental na formação do seu corpo ao longo da vida, especialmente durante a puberdade, que é onde vemos os homens construindo a sua estrutura e as mulheres adquirindo curvas mais femininas. Mas chega um momento em que os hormônios têm influência especial no armazenamento de gordura do corpo, ou seja, durante a menopausa.

O ganho de peso na menopausa afeta principalmente o abdômen graças às flutuações de hormônios como o estrogênio, contribuindo para o ganho de mais gordura abdominal nesta fase da vida, pois faz com que a gordura seja armazenada no abdômen em vez de nos Glúteos e coxas.

Estilo de vida não saudável

A equação básica para ganhar peso é quando a ingestão de calorias é maior do que a quantidade de calorias que queimas durante o dia, o que significa que uma vida sedentária resultará em ganho de peso à medida que o excesso começa a ser armazenado.

Além da atividade diária, uma vida com hábitos saudáveis ​​e uma alimentação equilibrada são importantes para garantir que você fornece ao seu corpo nutrientes de qualidade e nas quantidades certas, para que você possa manter o controle da quantidade de calorias consumidas.

Riscos para a saúde da gordura da barriga

A gordura subcutânea, o tipo que fica sob a pele das coxas, abdômen, nádegas e braços, é praticamente inofensiva e não causará problemas; embora seja aquele com o qual as pessoas mais lutam, pois pretendem uma aparência mais enxuta. Mas aquela que tu realmente queres ficar de olho é aquela mencionada anteriormente como gordura visceral, que cobre os órgãos internos e é a principal causa de doenças graves.

Excesso de gordura na barriga pode aumentar o risco de:

  • Doença cardíaca
  • Ataques cardíacos
  • Pressão alta
  • AVC
  • Diabetes tipo 2
  • Asma
  • Câncer de mama
  • Cancer de colo
  • Doença de Alzheimer e outros tipos de demência

É importante destacar que tu nem precisas estar acima do peso para estar exposto aos riscos da gordura abdominal, mesmo pessoas magras dentro da faixa normal de peso corporal podem armazenar quantidades ocultas de gordura visceral da barriga no fundo do abdômen, sob a parede abdominal. Sendo este um dos motivos pelos quais a prática regular de atividade física é uma recomendação para todos e não apenas para quem está tentando se livrar da barriga.

8 dicas de como perder gordura da barriga

1. Coma muita fibra solúvel

Ter fontes diárias de fibras na alimentação é uma boa forma de evitar gordura na barriga e ajudar no emagrecimento, mas o tipo de fibra é importante, ou seja, deves focar nas fibras solúveis, numa quantidade de aproximadamente 10g por dia. Isto deverá apoiar grandes melhorias na saúde metabólica e reduzir os riscos de morte.

2. Coma mais proteínas e menos carboidratos

Cortar a ingestão de carboidratos tem mostrado efeitos positivos quando se trata de se livrar da gordura visceral na região da barriga. Para quem está a começar a fazer dieta, evita carboidratos refinados, como açúcar, doces e pão branco, deves ter um bom ponto de partida, mas se tu já tens experiência, recomenda-se um olhar mais detalhado sobre a ingestão de carboidratos, pois a maioria das gorduras perdidas em dietas com baixo teor de carboidratos vem da gordura abdominal prejudicial.

Além disso, comer mais proteínas pode acelerar o metabolismo e não só ajudar a perder peso, mas também evitar o efeito de salto, recuperando-o depois. A proteína é particularmente boa contra a gordura abdominal e também pode ajudár-te a sentir menos fome, por isso é uma ótima maneira de manter a ingestão de calorias correta.

3. Evita gordura trans

Este é o tipo de gordura mais prejudicial à saúde. Um alto consumo de gorduras trans está ligado a maiores quantidades de gordura abdominal e outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e resistência à insulina.

4. Não coma alimentos açucarados nem beba bebidas

O consumo de açúcar é uma das causas mais conhecidas de ganho de peso e gordura, embora os açúcares em geral possam ser um problema, as bebidas adoçadas com açúcar podem ser ainda mais problemáticas, pois contêm uma quantidade muito elevada de açúcares que são consumidos num curto período de tempo. A tua ingestão de calorias será afetada, mas o teu apetite não, o que significa que geralmente elas não farão-te sentir saciado e, por causa disso, facilmente acabarás comendo ou bebendo mais calorias além das já consumidas.

5. Não bebas (muito) álcool

Tal como acontece com muitas coisas, a chave para lidar com o álcool é fazer escolhas inteligentes e consumir em quantidades moderadas. Um copo de vinho tinto por dia, por exemplo, pode diminuir o risco de ataques cardíacos e derrames, enquanto algumas outras opções alcoólicas podem estar cheias de calorias desnecessárias e armazenadas como gordura na barriga. Além disso, uma grande quantidade de álcool suprime os processos de queima de gordura e aumenta ainda mais os depósitos de gordura.

6. Substitua a gordura de cozinha por óleo de coco

O óleo de coco é rico em calorias, ninguém negará isso, mas felizmente é uma das gorduras mais saudáveis ​​que podes encontrar para cozinhar, por isso é perfeito para substituir o habitual óleo vegetal e outros tipos extras de gordura usados ​​para cozinhar. O óleo de coco não se trata de reduzir a ingestão calórica, mas sim de ser inteligente nos tipos de calorias que consomes.

7. Come peixe toda a semana

Não te assustes ao ouvir falar de peixes gordurosos, eles são incrivelmente saudáveis ​​​​e bons para o corpo quando se trata de fontes ricas em proteínas e do tipo de gordura boa que o teu corpo necessita, como o ômega 3. É aconselhável ter 2 ou 3 porções de peixes gordurosos por semana, entre as opções encontras salmão, arenque, cavala, anchova e sardinha.

8. Beba chá verde

Entre outros benefícios saudáveis ​​do chá verde, esta poderosa bebida contém cafeína e é repleta de antioxidantes, que são de grande ajuda para o corpo acelerar o metabolismo e processar a gordura indesejada. Esta é a razão pela qual o chá verde está presente em muitos suplementos nutricionais para queima de gordura, pois a cafeína ajuda a mobilizar os ácidos graxos do tecido adiposo para que sejam utilizados como energia pelo corpo.

Suplementos contra gordura abdominal 

  • Proteína em pó: Uma dieta rica em proteínas é eficaz quando tu desejas perder peso, e bebidas proteicas sem adição de açúcar e com baixo teor de carboidratos apoiam a tua ingestão diária de proteínas. Se pretendes perder peso, é aconselhável repensar a tua alimentação e aumentar o teu teor de proteínas, pois ajuda a manter o tecido muscular, mantendo assim o teu consumo energético elevado.

Produtos recomendados: Iso Whey , Proteína Vegana .

  • Extrato de chá verde : Seu principal ingrediente antioxidante, EGCG, aumenta a atividade da norepinefrina, hormônio que ajuda a queimar gordura. Acredita-se que seja particularmente bom para aumentar a queima de gordura na região da barriga.

Produtos recomendados: Termogénicos

  • L-Carnitina : Produção de Energia: A L-carnitina ajuda a transportar ácidos gordos para as mitocôndrias, onde são convertidos em energia. Saúde do Coração: Pode melhorar a saúde do coração ao aumentar a produção de energia e reduzir o stress oxidativo. Desempenho Físico: Alguns estudos indicam que a L-carnitina pode ajudar a reduzir a dor muscular, melhorar a recuperação e aumentar o fornecimento de oxigénio aos músculos. Perda de Peso: Ao aumentar a queima de gordura, a L-carnitina pode ajudar na perda de peso, embora os resultados possam variar. Função Cerebral: Pode beneficiar a função cerebral ao prevenir o declínio mental e melhorar a aprendizagem e a memória.

Produtos recomendados: L-Carnitina

  • Lanches saudáveis: Os lanches contêm menos carboidratos, mas têm sabores deliciosos que ajudam-te a manter uma alimentação saudável e balanceada. Eles vêm em um amplo leque de possibilidades, desde opções que podes consumir apenas como um lanche rápido, até outras alternativas que vão facilitar a tua vida na cozinha, substituindo ingredientes similares que normalmente conteriam muitas calorias.

Recomendações de produtos: Bolachas ; Cremes para Barrar ; Barras & Chocolates ; Molhos e Condimentos ; Farinhas, Granolas ,Pastas

Leave a Reply

Close Menu