Skip to main content
search
0

A Proteína é talvez o macronutriente mais confuso, talvez haja diversas duvidas sobre o consumo percentual de hidratos de carbono e gorduras, mas é sobre a proteína que recaem os maiores mitos

1- Cozinhar a proteína estraga-a:

Na verdade não podemos cozinhar o pó da proteína, pois não existe ponto de fusão, mas se pensarmos em termos de carne ou peixe, desde que não a torremos, um bife de vaca mal passado não irá ter mais proteína que a versão mais cozinhada, mas sim a mesma exata quantidade, o único que teremos a mais é a possibilidade de contrair alguma bactéria alimentar.

2- Uma dieta à base de proteína garante a perca de gordura:

Se não usarmos a proteína activamente, ou seja, treinando musculação ou praticando actividade fisica, o nosso corpo pode e irá converter o excesso de proteina em substractos muleculares que acabarão por passar por glicilise tal como os hidratos de carbono, e esse excesso acabará não nos musculos que não foram solicitados mas sim na barriga em forma de gordura

3- Whey e Caseína tornarão as mulheres musculadas:

Apenas trabalho duro pode tornar uma mulher definida e musculada, e é muito mais dificil que tomar uns batidos extra por semana. Existe sim alguma conexão de verdade com a soja e o estrógenio, mas não suficiente ao ponto de uma mulher ficar com ombros largos e braços musculosos com um pouco de whey extra.

4- Todas as proteínas são iguais:

Tal como a questão de “uma caloria é uma caloria” bastante difundida no contexto da alimentação, também a proteína sofre do mesmo tipo de generalização, erradamente pois claro, dado que existem milhares de diferenças ao nível molecular entre tipos de proteína;

Podemos restringir-nos, para demonstrar o erro deste conceito, apenas ao facto das diferenças entre a Proteína Isolada e a Caseína, a primeira ideal para antes e/ou depois do treino e a segunda mais indicada para tomar ao deitar, dado que iremos passar várias horas sem ingerir qualquer alimento;

Outro dado de importância extrema é termos em conta de variar o tipo de proteína consumida durante o dia pois cada tipo de proteína tem um velocidade de digestão diferente e um perfil de aminoácidos único, como tal usar varias fontes de proteína é algo a ter em conta ao desenhar um plano alimentar.

5- Demasiada proteína danifica os rins:

Uma crença bastante popular mas sem qualquer fundamento, pois a menos que estejamos a fazer diálise ou a tomar 1 balde de proteína por dia, os rins não serão afetados de alguma forma;

Mas, quando consumimos quantidades de proteína acima do normal devemos sempre beber bastante água, sugerimos no mínimo 1 litro de água por cada 100 gr de proteína ingerida, melhor sendo 1,5-2 litros o ideal.

6- O corpo não consegue absorver mais de 30 gramas de proteina de cada vez:

Imaginem onde estaria o ser humano hoje em dia se apenas fossemos capazes de absorver 30 gramas de proteina de cada vez, então os nossos antepassados das cavernas que comeriam uma ou duas vezes no máximo por dia, estariam bem tramados. A diferença realmente é que mais proteina simplesmente demora mais tempo a ser digerida e utlizada, e uma refeição tradicional demora cerca de 5 horas a ser digerida e os aminoácidos ainda estarão a ser libertos na corrente sanguínea e absorvidos pelos musculos.

7- A proteína é perigosa para as crianças:

As crianças necessitam proteinas. Diversos estudos mostram que são os açucares e gorduras os perigosos para as crianças. Dado que após os primeiros 18 meses, saem da fase da infancia e começam a crescer rapidamente e a desenvolver novos tecidos e musculatura, na realidade necessitam sim de mais proteina nesta fase do que em fases posteriores na vida.

8- Atletas de Endurance não necessitam de proteína:

Tão verdade como pássaros não necessitam tomar água… mesmo que não estejamos a treinar musculação e façamos sessões maratonianas de endurance, na mesma o corpo necessita de aminoácidos para reparar os tecidos musculares desgastados durante o exercicio. A proteina é um macronutriente universal apenas superado de importancia no nosso corpo pela água, e a maioria das pessoas não consome a proteína necessária. Mesmo que nem sequer se treine, um batido de proteína extra por dia nada mais traz que beneficios.

9- A proteína causa gases:

A maioria das proteínas são provenientes de lacteos, o que para algumas pessoas de facto irá causar gases, mas na maioria dos casos, desde que não haja abuso, e a dieta seja equilibrada com hidratos de carbono, gorduras e vegetais, a produção execessiva de gases não será um problema.

Leave a Reply

Close Menu