Por: Treinador PK Mills
Estás a treinar HARD ou SMART?
Por DURO quero dizer; Sem esperança, arcaico, imprudente e perigoso! Infelizmente, muitos atletas se enquadram nessa categoria e isso realmente prejudica seu progresso. Vamos quebrar as coisas ainda mais.
Sem esperança
Um atleta que treina HARD simplesmente vai para o ginásio ou para a sessão de treinos sem nenhum plano ou estratégia. Ele ou ela quer um físico melhor ou ficar mais forte ou ser titular numa equipa, mas não tem ideia de como ir do ponto A ao ponto B. Isso, na minha opinião, é inútil e é o equivalente a um hamster girando numa roda – não leva a lugar nenhum.
Arcaico
Um atleta que treina DURO não vê a necessidade de usar princípios de treino de ponta baseados na ciência. Ele ou ela se contenta em fazer os mesmos exercícios na mesma ordem para as mesmas séries de repetições usando os mesmos pesos dia após dia, mês após mês, ano após ano. Claro, esse atleta fica chocado ao perceber que não fez nenhum progresso depois de todos esses anos.
Irresponsável
Aquecimento, relaxamento e forma estrita também podem ser palavras de outro idioma para o atleta de treino HARD. Em vez de preparar gradualmente o corpo para a intensidade, o atleta HARD apenas começa com o peso mais pesado possível com uma forma horrenda. Ele “não tem tempo” para mobilidade e afirma que é “muito chato”.
Perigoso
O atleta de treino HARD é perigoso para si mesmo. A abordagem de treino, ou a falta dela, coloca-o no caminho certo para uma lesão debilitante e, pior ainda, sem resultados pelo tempo que investiu. Essa abordagem sem objetivo é desnecessariamente difícil. Há um caminho melhor.
O atleta SMART escolhe uma meta que seja significativa e intrinsecamente importante.
Agora vamos comparar o atleta HARD com o atleta SMART. O crescimento muscular é importante para ambos os atletas, mas seus métodos não poderiam ser mais diferentes. Por SMART, quero dizer que esse atleta aborda seu objetivo de maneira específica, significativa, orientada para a ação, realista e orientada para o tempo. Vamos nos aprofundar nisso:
Específico
O atleta SMART que procura construir mais músculos descreve seu objetivo em termos específicos. Por exemplo, o atleta SMART dirá “Eu gostaria de adicionar 1 a2 kg. de músculos magros ao meu corpo. Esta é uma meta clara e mensurável a ser almejada. Com clareza sobre o objetivo, o atleta SMART pode determinar qual tipo de treino é melhor para o crescimento muscular (ou seja, musculação) e o que colocar em segundo plano (ou seja, cardio excessivo).
Significativo
O atleta SMART escolhe uma meta que seja significativa e intrinsecamente importante. Este é um grande componente da definição eficaz de metas. O atleta define o objetivo de construir mais músculos porque isso proporcionará satisfação e um senso de propósito. Quando as coisas ficam difíceis, como inevitavelmente ficarão, o atleta SMART usa esse senso de propósito para superar a adversidade.
Orientado para Ação
O atleta SMART é uma pessoa de ação. Ele estabelece uma meta e toma ações deliberadas para alcançá-la. Diante da adversidade, o atleta SMART avalia a situação, se adapta e segue em frente.
Realista
O atleta SMART vive no mundo real e não na terra da fantasia. Seus objetivos são difíceis de alcançar – o que significa que ele terá sido dedicado e disciplinado – mas também estão enraizados na realidade.
Tempo Orientado
O atleta SMART estabelece uma meta com prazo para criar um senso de urgência com suas ações. O prazo é definido com antecedência suficiente para que ele tenha tempo suficiente para atingir seu objetivo, mas não tão longe que ele perca o interesse. Por exemplo, se um atleta iniciante/intermediário deseja ganhar 1 a 2 kg. de músculo, isso pode ser alcançado de forma realista em 8-12 semanas. Para um atleta avançado com muitos anos de experiência em treino, o horizonte de tempo seria muito mais longo (ou seja, 16-20 semanas).