A cafeína é um dos suplementos mais eficazes e mais utilizados no mundo inteiro. Acompanha-nos e fica a saber tudo sobre este suplemento.
A cafeína é com certeza algo muito utilizado na sociedade. Temos sono, café! Falta de concentração, café! Um amigo que não vemos à muito tempo, café! Um café aqui, um café ali é o ritual diário de muitas pessoas. Vamos então analisar a fundo a cafeína.
O QUE É A CAFEÍNA E AO QUE SE DEVE O SEU EFEITO ESTIMULANTE?
Todos os dias biliões de pessoas dependem de café para “acordar”.
Este estimulante natural encontra-se no chá, café e folhas de cacau. A maioria das pessoas, estima-se que 80% consome pelo menos um produto com cafeína todos os dias, sendo que muitos optam pelo cafezinho ao acordar, pois sentem que os desperta física e mentalmente de forma eficaz. A cafeína também se encontra em diversos produtos como refrigerantes, chás, bebidas de cacau e bebidas energéticas.
Logo após o consumo, a cafeína é rapidamente absorvida pelo intestino para a corrente sanguínea e para o resto do corpo. O efeito principal da cafeina verifica-se no cérebro, através do bloqueio dos efeitos da adenosina, que é um neurotransmissor que relaxa o cérebro e nos faz sentir cansados. Como tal a cafeína é um potente e rápido energizante físico e mental.
Segundo algumas pesquisas, a taurina e a cafeína complementam-se perfeitamente, de modo que ambas melhoram o desempenho físico e mental. Portanto, não é coincidência que muitas vezes são utilizadas juntas em bebidas energéticas. A Taurina potencializa o desempenho físico ao facilitar o fluxo de glicose para os músculos, garantindo assim a fonte de energia primária para as atividades, ao mesmo tempo que contraria alguns dos efeitos negativos da cafeína, nomeadamente a nível cardiovascular e na ansiedade.
BENEFÍCIOS DA CAFEINA PARA A SAÚDE
Muitos estudos científicos debruçaram-se sobre os benefícios do consumo de cafeína para a saúde e a maioria concluiu que a cafeína pode desempenhar os seguintes efeitos benéficos com o seu consumo:
- Aumenta os níveis de energia e melhora a função cerebral;
- Ajuda a queimar gordura;
- Aumenta o desempenho físico;
- Contem diversos nutrientes essenciais;
- Baixa o risco de Diabetes tipo 2;
- Protege contra demência e Alzheimer;
- Diminui o risco de Parkinson;
- Protege o fígado;
- Combate a depressão e aumenta a felicidade;
- Baixa o risco de certos tipos de cancro;
- Não causa problemas cardíacos e diminui o risco de enfarte;
- Aumenta a longevidade;
- É a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental.
EFEITOS DA CAFEÍNA NO RENDIMENTO DESPORTIVO
Os efeitos da cafeína que mais se destacam no contexto do rendimento desportivo são que:
- A cafeína melhora a performance física, estimulando o sistema nervoso que envia sinais às células de gordura para libertarem gordura, ao aumentar os níveis sanguíneos da hormona epinefrina. A epinefrina, também conhecida como adrenalina sinaliza a libertação de gordura das células adiposas para a corrente sanguínea, tornando esses ácidos gordos disponíveis para serem utilizados como energia;
- A cafeína aumenta a saturação de oxigénio nos músculos, pois a ingestão de cafeína aumenta a performance máxima bem como a ventilação pulmonar máxima, ao mesmo tempo que induz aumentos na saturação de oxigénio nos músculos durante treinos com cargas submáximas;
- A cafeína ajuda na queima de gordura através do aumento da temperatura, pois o consumo da mesma aumenta a termogénese, ou seja, a produção de calor, o que ajuda o organismo a queimar mais calorias;
- A cafeína pós treino ajuda a recuperar os músculos, pois a cafeína tomada em conjunto com hidratos de carbono após o treino ajuda a repor os depósitos de glicogénio significativamente mais rápido do que os hidratos de carbono por si mesmos;
- A cafeína aumenta o foco e a energia, pois activa determinadas áreas do cérebro e do sistema nervoso que melhoram o foco e aumentam a energia, ao mesmo tempo que reduzem a fadiga.
COMO SE SUPLEMENTAR COM CAFEÍNA?
Como vimos a cafeína é um eficaz e potente energizante utilizado praticamente por todo o mundo normalmente de manhã e antes do treino, mas também demonstrou ser eficaz após o treino para ajudar a repor o glicogénio mais rápido. A dose indicada de cafeína depende de pessoa para pessoa, mas por norma situa-se nas 2 miligramas por kilo de peso corporal.
De entre alguns dos produtos com cafeína recomendamos tomar:
- Black Blood Nox, para um treino de alto rendimento e exaustivo;
- Supernova, para um pump incrivel e resistencia no treino;
- Cafaíne , sempre que necessitar um boost de energia durante o dia;
- Thermogenicos , para ajudar a queimar gordura durante o dia;
- Water Out, para combater a retenção de liquidos.