Skip to main content
search
0

Existem vários suplementos que tiveram um boom nos últimos tempos, mas que, paradoxalmente, são usados ​​há séculos . É o caso da maca, cujos benefícios explicamos detalhadamente, mas também do Saw Palmetto, também conhecido como Serenoa repens –seu nome botânico–, sabal ou Saw Palmetto. É uma árvore nativa do norte do México e sudeste dos Estados Unidos que pode atingir três metros de altura. Neste artigo conheceremos mais sobre seu fruto, para que serve o Saw Palmetto, suas propriedades e usos medicinais. 

Para que é usado o Saw Palmetto?

Durante séculos, os nativos americanos o usaram para aliviar sintomas de resfriado, como tosse, dor de garganta ou congestão. Porém, seu uso vem se espalhando há décadas para outras áreas como urologia e até capilar. Na verdade, se você não conhece o produto, com certeza eles irão te surpreender. Atualmente está disponível em diversos formatos para consumo: nozes, cápsulas ou extratos líquidos.

Benefícios urológicos do Saw Palmetto

Segundo pesquisa publicada na Research and Reports in Urology , o fruto desta planta é eficaz no tratamento complementar da hiperplasia prostática benigna (HPB), mais popularmente conhecida como próstata aumentada (Suter et al., 2012). É uma condição comum em homens mais velhos, baseada no aumento da próstata de forma não cancerosa. 

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que circunda a uretra. Quando aumenta, pode exercer pressão que leva a sintomas urinários incômodos, como dificuldade para urinar, micção frequente ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Além disso, em outro estudo publicado no International Journal of Oncology , foi argumentado que a ingestão de “saw palmetto induziu a parada do crescimento das células cancerígenas da próstata LNCaP, DU145 e PC3” (Yang et. al, 2003). Além disso, prosseguem as conclusões, “estes resultados indicam que o Saw Palmetto pode ser útil para o tratamento de pessoas com cancro da próstata”. Como sempre, é aconselhável colocar-se nas mãos de profissionais para receber o tratamento adequado.

Por outro lado, e embora a evidência científica ainda não seja extensa a este respeito, sugere-se que esta planta pode inibir a enzima que causa a queda de cabelo. Acredita-se que ajude a bloquear a conversão da testosterona em diidrotestosterona (DHT), um hormônio ligado à queda de cabelo em certas condições, como a alopecia androgenética.

Saw Palmetto também contém compostos antioxidantes que podem ajudar a combater os danos celulares causados ​​pelos radicais livres no corpo. E alguns estudos sugerem que o Saw Palmetto pode ajudar a regular os níveis de hormônios como a testosterona, o que é muito benéfico para a saúde.

Leave a Reply

Close Menu