Skip to main content
search
0

Se és um entusiasta do treino com pesos, há uma boa hipótese de já teres ouvido falar muito sobre testosterona e o seu papel no corpo. Mas o que mais sabes sobre ela além do fato de que desempenha um papel importante no desenvolvimento e na regeneração?

No artigo de hoje, apresentamos 9 coisas sobre a testosterona que provavelmente não leste em nenhum lugar:

  1. O nome testosterona vem da combinação do latim testis (testículo) e do grego stereos (στέρεος = duro, rígido, sólido).
  2. A testosterona é principalmente discutida apenas em relação aos homens, embora essa hormona andrógena – embora em quantidades significativamente menores, também seja sintetizado pelas mulheres através dos seus ovários e glândulas supra-renais.
  3. A testosterona foi sintetizada pela primeira vez em 1935 após o isolamento inicial de outra hormona masculina, a androsterona, de cerca de 4.000 bidões de urina doada.
  1. Os níveis de testosterona diminuem com a idade! A maioria dos homens na faixa dos 80 anos tem níveis de testosterona abaixo da faixa de referência!
  2. A idade não é a única causa de baixa testosterona, a obesidade também. A gordura corporal é o principal reservatório da enzima aromatase – que converte a testosterona em estrogénio. Portanto, quanto maior a gordura corporal de uma pessoa, menores serão seus níveis de testosterona.
  3. O efeito e o momento da produção de testosterona variam muito entre as espécies. Nos humanos, a produção de testosterona começa antes do nascimento para “separar” os sexos, mas no caso dos ratos, por exemplo, a produção de testosterona só começa depois do nascimento.
  4. No corpo, a testosterona é sintetizada a partir do colesterol!
  1. A presença de certas vitaminas e minerais também é essencial para a produção de testosterona! O zinco, por exemplo, provou cientificamente que contribui para a manutenção de níveis normais de testosterona no sangue.*
  2. Os níveis de testosterona flutuam ao longo do dia! Para os homens, a concentração de testosterona é mais alta pela manhã, mas diminui gradualmente durante o dia. A produção normal de testosterona é amplamente controlada por explosões rítmicas de outra hormona, a hormona libertadora de gonadotrofina (GnRH), libertada a cada 1-3 horas.

* Afirmação cientificamente comprovada autorizada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

Leave a Reply

Close Menu